Merendas de Dona Flor

 

Quando pensamos nos livros de Jorge Amado, lembramos de grandes histórias de amor e de aventura, de narrativas com fortes críticas sociais e da culinária baiana que em sua obra é fielmente retratada. Nas tramas vividas pelos personagens, não faltam doces, pratos típicos e sabores da Bahia.

Essas comidas típicas baianas presentes na obra de Jorge Amado estão presentes no projeto Merendas de Dona Flor, que teve sua primeira edição realizada em 2013 e reúne gastronomia e arte no Pelourinho. O objetivo é promover a obra de Jorge Amado unindo literatura, gastronomia e outras manifestações artísticas, assim como, estimular a leitura dos livros do maior escritor baiano através do paladar.

Algumas das delícias presentes nos romances de Jorge Amado ficam à disposição do público nas barracas que são montadas no Largo do Pelourinho, no coração do Centro Histórico de Salvador. No local é instalado um pequeno palco para apresentações artísticas.

O projeto Merendas de Dona Flor também valoriza os saberes e os fazeres do Pelourinho, elemento bastante ressaltado por Jorge Amado no livro ‘Tenda dos Milagres’ (1969). Tudo o que é vendido nas barracas são produzidos por moradores do Centro Histórico.

Assim como os demais projetos da Fundação Casa de Jorge Amado, o Merendas de Dona Flor é aberto gratuitamente ao público, que paga apenas o que consome nas barracas.

Venha saborear as delícias da culinária baiana, valorizar os saberes e fazeres da comunidade do Centro Histórico e reforçar o seu gosto pela literatura.