Flipelô

 

A Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) acontece anualmente, desde 2017, e transforma o Centro Histórico de Salvador em um grande caldeirão cultural, que tem a literatura como ingrediente principal. São cinco dias de evento, com uma programação 100% gratuita, que une literatura, música, teatro, dança, artes visuais e gastronomia.

Idealizada e realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, a FLIPELÔ tem como objetivos principais estimular a literatura, principalmente entre os jovens, e preservar e valorizar a memória do escritor Jorge Amado, assim como a arte e a cultura da Bahia em todas as suas expressões.

A FLIPELÔ consolidou-se como uma das principais festas literárias do Brasil. Revelou-se como um grande evento de incentivo para as editoras baianas, para a poesia e para novos escritores.

A força da FLIPELÔ está na relação construída com a comunidade do Centro Histórico, que abraçou o projeto desde o seu nascimento. É lindo de ver o Pelourinho em ebulição, a comunidade envolvida, participando ativamente, e ajudando a construir coletivamente a festa.

A FLIPELÔ contribui para o aquecimento do comércio, para o turismo e para todos as atividades produtivas do local e do seu entorno, devido à grande quantidade de pessoas que a cada edição visitam o Centro Histórico. Em 2024, mais de 250 mil passaram pelo Pelourinho nos cinco dias de festa; foram gerados 1.020 postos de trabalhos diretos e 2.116, indiretos; 153 espaços públicos e privados foram ocupados com programação.

Grandes nomes da literatura e das artes brasileiras e internacional já estiveram presentes na FLIPELÔ, que teve sua primeira edição aberta com um sarau poético-musical realizado pela cantora Maria Bethânia. A cada edição são realizadas homenagens a pessoas que, de alguma forma, tenham conexão com o universo amadiano. A FLIPELÔ é sempre realizada em agosto, mês de aniversário de Jorge Amado (dia 10). Apenas nos anos da pandemia, a festa literária foi realizada em mês diferente.

Veja as datas e os/as homenageados/as nas edições já realizadas da FLIPELÔ:

1ª edição – 2017
9 a 13 de agosto
Homenageados: Jorge Amado, Zélia Gattai e Myriam Fraga

2ª edição – 2018
8 a 12 de agosto
Homenageado: João Ubaldo Ribeiro

3ª edição – 2019
7 a 11 de agosto
Homenageado: Castro Alves

4ª edição – 2020
10 a 13 de dezembro
Homenageado: Pelourinho

5ª edição – 2021
17 a 21 de novembro
Homenageado: Graciliano Ramos

6ª edição – 2022
1º a 6 de novembro
Homenageado: Personagens das obras de Jorge Amado

7ª edição – 2023
9 a 13 de agosto
Homenageada: Mãe Stella de Oxóssi

8ª edição – 2024
7 a 11 de agosto
Homenageado: Raul Seixas