O curta-metragem “Grapiúna”, que conta a história da descoberta da vocação do escritor Jorge Amado ainda quando era aluno do Colégio Antônio Vieira, em Salvador, foi selecionado para participar do Lift-Off Global Network – uma série de festivais internacionais de cinema de produtoras independentes.
“Grapiúna”, lançado em março deste ano – no aniversário de 113 anos do colégio – abre a série “Tempo de Vieira”, que traz a trajetória de ex-alunos ilustres do colégio. A obra é assinada pela produtora Borrodá Filmes, do jornalista Eduardo Oliveira.
A produção audiovisual traz um trecho do livro “O Menino Grapiúna” (1981), com um relato do próprio Jorge Amado (interpretado pelo ator mirim Caio José) sobre como descobriu o talento para a escrita. Na época, um professor jesuíta do Vieira, um visionário interpretado por Jarbas Oliveira, logo percebeu que ele seria um grande escritor.
“É motivo de muita alegria e orgulho para nós ver o Colégio Antônio Vieira citado no livro do Jorge Amado indicando o reconhecimento da influência da educação jesuítica e do ambiente de aprendizagem em sua formação humana e intelectual. Hoje, ele também inspira nossos estudantes, incentivando-os a valorizar a cultura e a desenvolver um senso crítico sobre as questões sociais que o escritor tão brilhantemente abordou em suas obras”, declarou o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, em matéria publicada no portal da instituição educacional.
“Grapiúna” também foi selecionado para participar do Festival Curta Bahia, que acontecerá neste mês de outubro, na cidade de Santo Estevão (BA).
*Com informações do site do Colégio Antônio Vieira
Comentários